Mobilidade urbana em transformação

Mudança no paradigma da mobilidade

espaço urbano está em constante transformação e a forma como nos deslocamos nele nunca foi tão questionada e repensada.

Mais do que soluções que permitam um deslocamento seguro e confiável, está em discussão uma infraestrutura capaz de dar fluidez ao deslocamento das pessoas, especialmente nos grandes centros urbanos.

Comprar ou compartilhar?

Nunca se falou tanto em compartilhamento. Os aplicativos de transporte foram os primeiros protagonistas dessa ruptura de paradigma na mobilidade urbana.

Desde sua popularização, muitas pessoas reavaliaram a ideia de “ter” um carro pela praticidade de apenas “usar” o carro. Para essas pessoas, a economia foi um fator muito relevante já que esse uso suprime qualquer custo com estacionamento, impostos, seguro e manutenção de veículos.

Fonte: Mobilize – Mobilidade Urbana Sustentável

Mix mobilidade

Na contramão da falta de incentivos e melhorias no transporte coletivo, surgiram novas soluções que, agora conjugadas, caracterizam um novo cenário de mobilidade, dialogando com diferentes perfis e necessidades.

As bicicletas e patinetes elétricos já são uma realidade em muitas capitais do país e mundo afora. Meios de deslocamento rápido e de baixo custo, proporcionam uma experiência mais leve, divertida e, até mesmo perigosa, considerando ainda a falta de regulamentação adequada. Por outro lado, as cidades tiveram que se adaptar e apostar em ciclovias e ciclofaixas para estimular a utilização desta forma de mobilidade mais verde.

O que vem por aí

Essa busca constante por qualidade na mobilidade trouxe não apenas novas opções como também desafios.

Fato é que todas essas novidades só foram possíveis graças aos avanços na tecnologia, que até aqui permitiu a criação de recursos mais inteligentes e eficientes para promover sistemas integrados de informação e o compartilhamento em plataformas digitais.

Mas, será que ainda existe espaço para um deslocamento sustentável sem prejuízo na qualidade de vida?  Compartilhe conosco sua opinião!

Fonte: https://www.netimoveis.com/blog/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.